Jogos e Brincadeiras

Fonte: Web



Amarelinha: Essa brincadeira tão tradicional entre as crianças brasileiras também é chamada de maré, sapata, avião, academia, macaca etc. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu, lua ou cabeça. Depois vem a casa do inferno (ou pescoço) e a área de descanso, chamada de braços (ou asas), onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Por último, a área do corpo (ou quadrado).

Alerta/Stop: O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta/stop!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de caçador livre.

Arranca-Rabo: O grupo é dividido em dois, os integrantes de um dos times penduram um pedaço de jornal cortado em tiras na parte de trás da calça ou bermuda, eles serão os jogadores fugitivos. Ao sinal do mestre, os jogadores correm tentando impedir que os jogadores policiais do time adversário peguem suas tiras-rabos, quando todos os rabos forem arrancados, as equipes trocam os papéis, quem era pegador vira fugitivo.

Fonte: Web


Bobinho: É uma brincadeira de bola. Os jogadores vão jogando a bola um para o outro, e o objetivo do bobinho é roubar a bola. Se conseguir, quem chutou a bola pela última vez será o novo bobinho. Pode ser brincado com os pés ou com as mãos.

Bolinha de gude: Bolinhas coloridas e feitas de vidro, são jogadas num circulo feito no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário e tirá-la de dentro do círculo para ganhar pontos ou a própria bola do colega.

Bolinhas de sabão: É muito fácil fazer a alegria das crianças com bolha de sabão. Mas aqui vai uma dica para se fazer essa brincadeira de forma bem tradicional. Adquira um arame fino e flexível para criar uma arandela (circulo), depois encapa o arame com uma linha colorida e prontamente terá uma raquete de bolha de sabão. Adiciona  em um copo espuma de sabão, mergulha-se a raquete e em seguida sopra-se bem de leve fazendo-se as bolhas de ar. Diversão segura.


Caçador: Traçam-se três linhas no chão, de modo a formar dois campos (A e B). O número de jogadores de um campo deve ser igual ao do outro. No jogo uma criança assume o papel de caçador que procura tomar a bola. O jogo consiste em atirar a bola sobre os participantes, a fim de acertá-los. Os alvos correm de um lado para o outro, procurando não serem atingidos. O que for batido pela bola da cintura para baixo será capturado e poderá ser o novo caçador. 

Cama-de-gato: A cama-de-gato é uma brincadeira com barbante. Consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos e ir alterando as figuras formadas. Provavelmente de origem asiática, a brincadeira é praticada em diversas partes do mundo. Uma versão mais moderna é trançar um elástico com as pernas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário